Você já analisou as vantagens e desvantagens de uma franquia em relação a começar um negócio do zero, definiu o tipo de negócio que gostaria de montar e tem boas opções de mercado para ingressar. Mas e como escolher o melhor franqueador dentro desses critérios? O que levar em conta para essa definição?

Como o investimento inicial pode ser alto para quem busca negócios maiores e mais rentáveis, é importante analisar bem todos os fatores para aumentar as chances de sucesso e crescimento. Quem quer empreender, portanto, precisa saber como avaliar um franqueador da melhor maneira.

Nesse artigo você vai conhecer 4 dicas para auxiliar no processo de avaliação do franqueador. Acompanhe!

1. Lojas próprias

O primeiro aspecto a se levar em conta é se o franqueador possui lojas próprias de sucesso. A experiência de montar, operar e evoluir algumas lojas durante vários anos é fundamental para a maturidade do franqueador. O know-how da empresa é uma coleção de testes e ajustes em diversas áreas, e é essa bagagem, obtida com capital e risco próprios, que definirá o modelo para ajudar cada franqueado a ter sucesso muito mais rápido.

Uma ideia e um bom plano de negócios que nunca foi colocado em prática, testado e aperfeiçoado em operações próprias, não tem muito valor. Então, evite franqueadores que nunca operaram mais de uma loja própria, mesmo que tenham diversas franquias.

2. Marca forte

A marca de uma empresa é construída através de sua exposição, reputação e consistência ao longo do tempo. São necessários muitos anos fazendo as coisas certas para que uma marca seja reconhecida e valorizada pelo seu público alvo.

Atualmente, a exposição principal se dá através dos meios digitais. Um bom e-commerce funciona como uma vitrine virtual para os produtos da marca, e pode atrair o público certo para cada franquia, pois a maioria das pessoas pesquisa online e compra na loja física. Campanhas de marketing digital, além de mídias sociais atuantes, impulsionam essa vitrine e são critérios determinantes para a escolha de um bom franqueador.

A experiência do cliente é outro fator fundamental para a construção da marca. Verifique se a empresa tem boas recomendações e se está encantando seus consumidores.

3. Processos e sistemas

Operar uma loja de maneira eficiente trará resultados muito melhores para uma franquia. Assim, avalie os processos e sistemas utilizados para essa operação. O ERP está maduro nos processos e nos relatórios de resultado? Existe uma metodologia de vendas, com metas e formas de acompanhamento e feedback para a equipe? O sistema permite análises para fazer compras na hora certa e quantidade correta?

Tenha certeza que o franqueador possui tudo isso e que os treinamentos sejam bem estruturados e frequentes.

4. Visão de futuro

As evoluções e transformações do mundo atual são cada vez mais constantes e profundas. Bons resultados hoje não garantem o sucesso futuro, e as empresas devem sempre buscar inovações que mantenham e incrementem seus diferenciais.

Questione o franqueador quanto às estratégias para o futuro e avalie se a empresa possui uma mentalidade de inovação. O nicho da empresa possui boas perspectivas de longo prazo? Como a marca se posiciona num mundo omnichannel? Realidade virtual, personalização e mobile payment estão sendo testados?

A escolha de um bom franqueador é fundamental para o sucesso do seu negócio. Faça sua lição de casa, pesquise, compare e questione o franqueador, seus funcionários e franqueados para ter certeza que a empresa lhe tratá as melhores condições possíveis de trabalho.

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