O papel da mulher no mercado de trabalho tem aumentado significativamente, ainda mais quando o assunto é empreendedorismo. Mais da metade das brasileiras empreendedoras são mães que optaram por abrir o seu próprio negócio devido à maior liberdade e flexibilidade de horários. Com isso, podem acompanhar o desenvolvimento das crianças, conciliando vida profissional e pessoal.

Separamos aqui 5 ideias de negócios para você que é mãe e quer passar mais tempo com os pequenos. As ideias são tanto para quem tem alguma habilidade específica quanto para quem não tem, e até mesmo para quem ainda não criou coragem de abrir um negócio do zero. Confira!

Conheça os benefícios de empreender

Ter um negócio significa ter maior autonomia e liberdade para gerir seu tempo fazendo o que gosta, proporcionando melhor qualidade de vida. Você pode administrar seu próprio dinheiro, gerar emprego e ter a possibilidade de transmitir seus valores.

Lembre-se que empreender também deve fazer sentido para você, além de trazer satisfação profissional. Assim, seu projeto torna-se mais viável a longo prazo e reduz as chances de frustrações e prejuízos.

É importante também procurar auxílio nesta nova etapa profissional. Existem diversos grupos de apoio às mulheres empreendedoras que compartilham dicas, experiências e podem apontar possibilidades. E se você ainda se sente insegura para começar um negócio do zero, procure uma franquia.

A vantagem das franquias é que a empresa já conta com um nome no mercado e produtos e serviços desenvolvidos e testados. O franqueador também disponibiliza toda a estrutura, treinamentos, metodologia de vendas e suporte para o franqueado.

Confira algumas ideias de franquias

Agora vamos a algumas dicas de como você pode se tornar uma empreendedora fazendo o que gosta!

1. Fotografia para bebês e gestantes

Todos os pais gostam de ver e registrar o desenvolvimento de seus filhos. Então, se você gosta de fotografar e tem os equipamentos necessários, uma ótima alternativa é registrar os melhores momentos das crianças em suas diversas fases, desde quando ainda estão na barriga.

As redes sociais são ótimos veículos de divulgação para esse tipo de trabalho! Muitas vezes as famílias escolhem casas de campo ou a praia para esses registros, então, certifique-se de ter disponibilidade para pequenas viagens.

2. Personal Chef

Se você tem dom para cozinha e ama gastronomia, pode apostar neste novo nicho em franco crescimento no mercado.

Com a insegurança das grandes cidades e a própria dificuldade das famílias saírem de casa com filhos pequenos, poder chamar os amigos para uma verdadeira experiência gastronômica dentro de sua própria casa está se tornando um hábito cada vez mais frequente. E já existem diversos sites que fazem a conexão entre os chefs e clientes, então você pode começar por aí e montar sua carteira de clientes fiéis. Só certifique-se que você tem com quem deixar as crianças nas noites de trabalho.

3. Loja de Quartos de Bebê

Muitas mães passam a se interessar por decoração e design depois da gravidez, especialmente por vivenciar esse mundo ao montar o quarto do bebê. Se você é uma delas, pode ter certeza que poderá ajudar a deixar muitas outras mães felizes.

A vantagem desse tipo de loja é que, além de uma venda de valor alto para o quarto, você ainda pode oferecer diversos complementos como:

  • saídas de maternidade;
  • roupas para a gestante;
  • itens de enxoval;
  • decoração.

Outro ponto interessante, é que quando o bebê crescer, ainda tem a cama e a renovação da decoração para o quarto infantil. Mas tenha em mente que terá que lidar com diversos fornecedores, sistemas e processos e, caso não tenha experiência nesse tipo de varejo, uma franquia pode ser uma boa opção.

4. Beleza e estética

Todo mundo gosta de cuidar da saúde e da aparência e esse é um tipo de negócio que está sempre em crescimento. Desde o cuidado com unhas e cabelos até tratamentos para o corpo, você pode oferecer serviços e ainda complementar o faturamento com a revenda de produtos para seus próprios clientes. Ter uma clínica ou salão para atender os clientes é o ideal mas, caso queira começar com um investimento menor, pode considerar atender a domicílio.

Mas não esqueça que são necessários cursos de especialização e que trata-se de um mercado bem competitivo, então foque num nicho e capriche nas redes sociais.

5. Digital Influencer

Você entende muito de algum assunto relevante e se sente confortável se expondo e compartilhando sua vivência sobre o tema? Então você pode aproveitar o potencial das mídias sociais para tornar-se uma referência em temas como maternidade, viagens, fitness, culinária e tantos outros.

Levará algum tempo para você formar uma base relevante de seguidores, mas depois disso há várias formas de ser remunerada, como parcerias, eventos, publicidade no seu blog e até compartilhamento de receita no Youtube.

Descubra o melhor nicho para você

O primeiro fator a ser levado em consideração é considerar algo que você goste e traga motivação, já que é necessário muita pesquisa e leitura para estar por dentro das novidades, em qualquer negócio. Procure por aquilo que você tenha habilidades e, caso não tenha, faça cursos antes de começar.

Não se esqueça também de pesquisar se as condições de negócio para seu empreendimento estão favoráveis no país. O nicho de decoração e o setor infantil, por exemplo, apresentaram crescimento nos últimos tempos, além de oferecerem diversas opções de mercado.

Como vimos, empreender é uma ótima alternativa se você busca autonomia e flexibilidade, principalmente se for mãe. Escolha a melhor opção de negócio que se adapte ao seu dia a dia e ao seu perfil.

Gostou das nossas dicas sobre ideias de negócios, mas ainda não sabe se é o momento certo de mudar de carreira? Então veja este artigo em nosso blog e descubra qual a hora certa para empreender.