Empreender significa criar produtos e comercializá-los, gerar contatos, renda e emprego. Aliando criatividade e inovação, é possível criar negócios que tenham valor; além disso, é necessário disposição para assumir riscos sociais e financeiros.

De acordo com pesquisas, as mulheres estão se destacando quando o assunto é abrir seu próprio negócio. Cada vez mais existe um aumento na representatividade e na criação de outras formas de trabalho.

Saiba mais aqui sobre empreendedorismo feminino, o que leva as mulheres a investir no próprio negócio e quais perspectivas para a área!

Empreendedorismo feminino e sua importância

O empreendedorismo tem se tornado uma alternativa para quem quer melhorar a renda, trabalhar com o que gosta e ter horários mais flexíveis. Como vimos, cada vez mais o número de mulheres na área aumenta por diversos motivos, como maior flexibilidade, liberdade, independência e necessidade financeira.

O que leva as mulheres a empreender

Diferentemente dos homens, as mulheres buscam empreender para satisfação profissional e pessoal. Outro desejo muito citado é o de criar algo que seja útil para a sociedade, trazendo sentido e significado para o trabalho. No Brasil, pelo menos metade das empreendedoras já passaram pela maternidade e buscam uma opção de trabalho mais flexível para que possam acompanhar o crescimento dos filhos.

Principais oportunidades que as mulheres encontram a frente do próprio negócio

É preciso reconhecer que as mulheres têm habilidades natas e que fazem a diferença em sua atuação no mercado de trabalho. Além da facilidade para realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, elas também costumam ter naturalidade nas relações interpessoais, possibilitando uma melhor comunicação com seus clientes, fornecedores e outros profissionais.

Outro fator importante que destaca as mulheres no mercado de trabalho é sua sensibilidade e atenção aos detalhes. Por estarem mais preocupadas com as aparências, apresentam um diferencial nas áreas de decoração, marketing e comunicação visual e, com isso, a possibilidade de diversas oportunidades de negócio.

O que o futuro reserva para a área

O empreendedorismo é uma ótima alternativa para quem quer entrar no mercado de trabalho, seja começando do zero, seja adquirindo uma franquia. Qualquer que seja a opção, é fato que o número de mulheres na área tem aumentado cada vez mais, segundo pesquisas do Sebrae.

O crescimento de cerca de 14% nos últimos 14 anos faz com que empreender seja uma saída para quem quer melhorar sua vida financeira trabalhando com o que se identifica, principalmente para as mulheres que querem conciliar a vida familiar com a profissional.

Sistemas de negócio e setores em crescimento

Um sistema de negócio empreendedor muito rentável e indicado para quem tem alguma insegurança em começar nessa área são as franquias. Você inicia seu empreendimento com a credibilidade de um nome já existente no mercado, muitas vezes com clientes já fidelizados. Além disso, o franqueador oferece treinamentos, plano de negócios, metodologia de vendas, suporte e tendências de mercado, minimizando os riscos do franqueado.

Uma das áreas que apresenta crescimento e maior participação feminina é o de arquitetura e decoração, com diversas opções no mercado. Apesar das diferentes possibilidades, uma que costuma chamar a atenção principalmente das mães é a de decoração e produtos infantis, que permite aliar os conhecimentos adquiridos durante a maternidade a um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos.

O empreendedorismo feminino é uma excelente alternativa se você quer conciliar família e profissão. Pesquise sobre os sistemas de negócio e áreas em crescimento e se eles se adequam ao seu perfil. Além disso, é possível encontrar redes de apoio e de capacitação para a mulher que quer entrar no mercado de trabalho e atuar com aquilo que lhe dê satisfação.

Se quer saber mais sobre o assunto e sobre o setor de decoração infantil que está em crescimento no país, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramYouTube e Pinterest.