A chegada de um bebê em casa vem sempre acompanhada de muitas dúvidas. Um novo “mundo” se abre, e com ele vem também uma ansiedade e preocupação de como organizar e arrumar tudo para o pequeno que está a caminho. Dentre tantas coisas, uma que se destaca é a montagem e decoração do quarto de bebê.

Esse cantinho da casa nos leva para um universo lúdico e encantador, que com certeza será muito frequentado por todos da família. E por isso, é comum a busca por algo que possa contar uma história. De uma viagem, de uma época, ou simplesmente o desejo de ambientar um espaço especial para o bebê.

Tenha em mente que um quarto bem decorado, aconchegante e com tudo arrumadinho no seu devido lugar, traz mais tranquilidade para todos.

Então, antes de começar, que tal saber qual é o seu estilo? Nesse texto você vai conhecer e se inspirar com 5 estilos de decoração de quarto de bebê. Quer saber qual é o seu? Então, acompanhe a leitura!

1. Clássico

O estilo clássico é atemporal, elegante e sofisticado! Os móveis e objetos são cheios de curvas e ornamentações, e trazem a madeira como um dos principais elementos. É um estilo que tem como característica, usar a cor bege como principal (mais quente e aconchegante) e outros tons como, rosa, azul, verde e dourado em detalhes.

A abundância e riqueza de objetos também estão presente num ambiente clássico, então nada de deixar o quarto sem quadros, cortina ou tapete nesse estilo! Para trazer charme e sofisticação, abuse dos babados e bordados no enxoval, e complemente com detalhes em estampa floral ou listras bem marcadas nas paredes e almofadas. Dourado também e bem-vindo por aqui!

Lembre-se “um clássico é sempre um clássico e nunca sai de moda”. E se tiver dúvida ou medo de errar, procure uma loja ou profissional que te ajude a fazer um projeto 3D.

 

2. Romântico Provençal

Esse estilo de quarto é uma mistura de rustico, sofisticado e camponês. Marcado pelo trabalho artesanal e “imperfeito” dos móveis e objetos desgastados, e os tons terrosos, ou claros como rosa, amarelo, azul e verde.

A natureza é muito presente nesse estilo, e por isso os papeis de parede com estampa floral são uma ótima pedida para destacar uma parede ou ambientar o quarto todo.

Para decorar, é interessante usar elementos românticos, delicados e discretos, e no enxoval fica lindo colocar detalhes com renda. Uma boa ideia é usar objetos ou peças que vem de família, feitos pela vó ou alguém querido, além de brinquedos da própria criança como, ursinhos, bonecas de pano, casinhas de boneca, entre outros.

 

3. Moderno

A decoração moderna é a mais democrática e fácil de aplicar. O mobiliário costuma ser mais básico e simples, com linhas retas e sem ornamentações ou qualquer coisa que não tenha uma função prática. O foco é ser funcional e confortável sem perder o estilo!

Neste caso, por que não ousar nas cores e mix de estampas?! Destacar a parede com um papel de parede geométrico e moderninho, ou até um floral todo colorido, e no enxoval abusar de texturas e outras estampas como listras e bolinhas. Bordados engraçados, ou com frases também ficam ótimos nesse tipo de decoração!

Lembre-se que, uma base mais reta e clean se torna muito versátil e fácil de adaptar. Permite tanto um quarto com tons claros e decoração leve, como um quarto super colorido e vibrante! Qualquer brinquedo ou objeto da criança se torna parte da decoração.

 

4. Minimalista

O estilo minimalista tem um mobiliário com linhas retas e simples, e segue o pensamento de que “menos é mais”. Esse estilo de decoração busca poucos objetos, muito funcionais. Ou seja, só será usado na decoração o que trouxer praticidade para o dia a dia de quem for circular pelo ambiente.

É comum encontrar nessa decoração cores claras e sóbrias, com destaque para o branco, o que ajuda a criar um espaço mais amplo e com boa iluminação. A paleta de cores usa muito os tons de cinza, mas caso goste, pode usar também outras cores como azul e até um rosa mais fechado, mas sempre dentro do mesmo tom (do claro ao escuro). A mistura de cores diferentes não é muito comum por aqui.

Se você gosta do conceito, mas quer aquecer um pouco o ambiente, opte por detalhes e objetos em madeira ou com leve brilho! Vai ficar lindo!

 

5. Retrô ou Vintage

A decoração retrô é marcada pelos móveis com pés palito e decoração com tons contrastantes, como azul e laranja, vermelho e verde, e assim por diante. As estampas geométricas e coloridas também aparecem nas paredes e almofadas, e vem acompanhadas de objetos com aparência mais antiga.

Geralmente o mobiliário é em madeira, mas atualmente encontramos também ele colorido numa releitura mais atual. Aqui, a ideia é criar um quarto que traga lembranças e memórias do passado para a família, que conte uma história! Uma boa dica é usar na decoração fotos e relíquias de família.

Viu como dá para criar a decoração perfeita para o quarto do seu pequeno ou da sua pequena? Aposte nas nossas dicas e, com certeza, o resultado será muito recompensador!

Gostou das nossas 5 dicas de estilos de decoração de quarto de bebê? Então, que tal saber mais sobre o porquê você deve apostar em móveis multifuncionais? Não fique de fora dessa!