Então você está pensando consigo mesma: “quero sair do meu emprego, mas não sei se devo”. A boa notícia é que, se você está pensando nisso, provavelmente a resposta correta é “sim”, e por meio do empreendedorismo você logo poderá ganhar mais do que o seu salário atual. E fazendo o que gosta.

Abrir o próprio negócio é a opção de muitas pessoas insatisfeitas com o próprio emprego, e também de muitas mães que desejam passar mais tempo com os filhos. Confira 6 sinais de que é hora de você pedir demissão e investir no empreendedorismo.

Você chega em casa todo dia pensando “quero sair do meu emprego”

Se seu emprego não te fornece motivação, isso prejudica tanto a sua carreira quanto a sua vida pessoal. Menos motivada, seu desempenho é menor e fica mais difícil conseguir uma promoção. E em casa, você chega mais cansada e frustrada.

Você sente que seu talento está desperdiçado

Pode ser que seu atual emprego não te ofereça desafios que te estimulem, ou que seu chefe não seja ideal, ou que colegas sabotem suas ideias e projetos. Todos esses elementos contribuem para você querer sair porque seu emprego não explora ou aproveita seu potencial.

O trajeto até o trabalho é muito cansativo

O seu local de trabalho é muito longe de casa, ou o trânsito é muito ruim, ou as duas coisas, de forma que você perde horas todos os dias no trajeto para ir e voltar do trabalho. Abrindo o próprio negócio, você pode até mesmo trabalhar de casa, economizando esse tempo todos os dias e podendo usá-lo em atividades que rendam mais qualidade de vida.

Você tem condições financeiras para não depender do emprego por um tempo

Se você tem uma boa reserva financeira e pode ficar alguns meses sem o salário, aumentam as chances de que pedir demissão seja uma boa decisão. É uma aposta mais segura de que você terá tempo e condições para se organizar até que seu empreendimento lhe traga um fluxo de caixa positivo.

Você pensa sempre na sua boa ideia

Você identificou algum problema para o qual não encontrou solução no mercado, ou ficou apaixonada por alguma tarefa, como planejar e criar o quarto do bebê ou a brinquedoteca durante a licença-maternidade. Pode ter sido a oportunidade que te mostrou que você será melhor e mais feliz investindo nisso do que no seu emprego.

Você acredita ser capaz de ter seu próprio negócio

Por uma série de motivos, você chegou à conclusão de que tem conhecimento e experiência suficientes para abrir um negócio ou contribuir para um que já existe. Você já amadureceu como profissional e adquiriu confiança e habilidades que podem ser utilizadas no mercado. Você não quer lidar mais com chefes, e sim diretamente com seus clientes.

Nesse caso, empreender é o caminho. A boa notícia é que você não precisa saber de tudo antes de começar. Há formas de conseguir apoio nessa nova etapa, como abrir uma franquia, por exemplo.

Gostou deste artigo e está pensando agora “quero sair do meu emprego já e começar a empreender”? Então, leia nosso artigo Empreendedorismo feminino: entenda o atual cenário e as perspectivas para saber como começar.