O apocalipse previsto para o futuro das lojas físicas poucos anos atrás deixou de existir. A maioria das vendas de varejo continua sendo feita no mundo físico e até ícones do e-commerce passaram a abrir empreendimentos físicos como parte de sua estratégia de crescimento. As pessoas cada vez mais pesquisam online, mas a maioria ainda prefere tocar os produtos na hora de comprar.
Isso não significa que as lojas poderão permanecer como eram. Muito longe disso. A internet deu um novo conceito para comodidade e conveniência na hora da compra. As lojas físicas devem oferecer a mesma facilidade, aliando ingredientes possíveis apenas no mundo real, e fazer parte de uma estratégia omnichannel da marca.
Assim como os videogames cada vez mais realistas não tiraram movimento dos parques temáticos de Orlando, que souberam modernizar suas atrações, os estabelecimentos passarão a ser centros de experiência para seus clientes, especialmente em nichos de mercado onde há um grande apelo emocional nas compras.
O foco na experiência do cliente
Novas tecnologias estão permitindo experiências realmente únicas e diferenciadas no varejo, fazendo valer a pena o deslocamento dos consumidores até uma loja física.
Imagine que você está procurando o quarto dos sonhos para seu bebê. Já pesquisou tudo online, mas ainda está em dúvida sobre o estilo do quarto que quer e também sobre questões de segurança dos produtos. Percebe que precisa de ajuda e decide ir a uma loja especializada.
Entrando na loja, uma vendedora já conhece algumas de suas preferências, pois você já comprou da marca, e faz perguntas pertinentes para ajudar no atendimento. Ela realmente entende de produtos para bebê (e de forma muita ágil consulta o que não sabe em um aplicativo em seu celular) e consegue dar explicações objetivas, sanando rapidamente suas dúvidas e economizando bastante tempo de pesquisa “solo”.
Em seguida, faz um tour guiado pela loja, identificando suas preferências de estilo. Você gostou muito do berço de um dos quartos, mas a decoração é de menina, enquanto seu bebê será um menino.
A vendedora prontamente oferece óculos de realidade virtual, com os quais você consegue ver o mesmo berço, que já tocou e se encantou, em diferentes cenários decorativos, tornando sua escolha muito fácil.
Você adorou, mas ainda está em dúvida se aquilo tudo caberá no seu espaço, que é menor que o da loja. A vendedora rapidamente faz um projeto 3D com as medidas do seu quarto, utilizando os mesmos itens que você gostou. Você fica maravilhado, mas ainda gostaria de dar um toque pessoal ao kit berço — afinal, é seu primeiro filho.
A vendedora abre um software de personalização, onde consegue escolher bordados e acabamentos para deixar o produto do seu jeito e ainda visualizar na hora como ficará o resultado. Pronto! Decisão tomada! Você usa seu celular para fazer o pagamento e recebe tudo em sua casa, montado e arrumado.
Tecnologia e processos transformadores
Esse exemplo mostra uma combinação de inteligência artificial, realidade virtual, aplicativos de informação e design, tecnologia de mobile payment e processos muito bem alinhados para oferecer a melhor experiência possível para um cliente que tem uma necessidade real. Unindo o melhor do online com os diferenciais do contato físico, os consumidores certamente continuarão ávidos por visitar o seu empreendimento.
Mas como tornar isso realidade? Essas tecnologias já estão disponíveis, mesmo que sua implementação e integração ainda não seja trivial. Os investimentos são muito altos para uma loja única, mas totalmente factíveis para uma rede com mais unidades próprias ou franquias.
Então, se você já é um lojista ou está pretendendo ser, procure fazer parte de uma rede que:
– Foque em um nicho que desperte emoção e possua uma oferta suficientemente complexa para o consumidor ter vontade de procurar a ajuda de um especialista
– Tenha uma forte presença digital e uma aptidão tecnológica
– Demonstre estar no caminho da construção da loja do futuro, que está bem mais perto do que parece…
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