O que é reforço positivo
Muito tem se falado sobre reforço positivo e esse é um assunto que merece mesmo nossa atenção quando temos filhos em casa. Reforço positivo é um conceito criado por Skinner dentro da psicologia e trata-se de um método que visa mudar comportamento, através da valorização das condutas certas dos pequenos.
Dentro do universo infantil o reforço positivo acontece muito através da criança perceber que está “levando alguma vantagem” dentro daquele combinado. Ou seja, ele é como um benefício que a criança entende que está ganhando, por ter feito sua parte em alguma coisa.

Dentro desse método (e falando de universo infantil nesse post todo), os responsáveis pelo reforço positivo tem um papel muito importante nesse desenvolvimento. E o que não pode ficar para trás é a crianças receber a recompensa que lhe foi prometida. Assim, as relações de confiança dela também tornam-se mais fortes com os “reforçadores”. Nunca podemos falhar nesse momento da entrega do benefício. Pode-se dividir os reforços positivos dessa maneira:

reforços sociais – a criança fez uma boa ação e ganha beijos, abraços, frases motivacionais e elogios.
reforços materiais – a criança ganha uma ida ao teatro, um passeio diferente, um presente que queira, dentro de uma faixa de preço pré estabelecida.
reforços alimentares – comeu o almoço todo, vai ganhar uma sobremesa que ela escolhe.

No entanto, o reforço positivo não pode ser rotina e estar em todos os momentos, porque senão a criança passa a acreditar que será recompensada sempre, o tempo todo. É preciso escolher bem os momentos em que esse tipo de reforço, especialmente o material, pode e deve ser usado. O cuidado mais importante é não banalizar a relação com as recompensas.  Ele tem a utilidade de estimular boas práticas no dia a dia e de comportamento, não para aliviar responsabilidades.
Vale dizer que nem sempre o método funciona, porque em algumas fases as crianças ficam realmente mais difíceis e não querem negociar nada. Por isso, o reforço deve ser encarado com um suporte para determinadas ocasiões! Os pequenos custam a entender algumas coisas, até porque precisam de tempo para amadurecer. O ideal é encontrar sempre o equilíbrio entre o que se pode exigir sem negociação e o que pode ser conversado e revisto! =)

Uma coisa é certa: não existe prêmio melhor do que o amor!