Tudo o que você sempre quis saber sobre o teste de apgar, mas ainda não sabia!

O que é teste de apgar?
Se você ainda não ouviu falar no teste de apgar, mas está se preparando para ficar grávida, logo logo ouvirá esse nome. Esse teste foi criado em 1952 e ficou muito conhecido por ser um método fácil para mostrar os primeiros cuidados com o recém nascido.

No que consiste esse teste?
O teste de apgar é aplicado para entender  a frequência cardíaca, a respiração, os reflexos, o tônus muscular e a cor da pele. Cada um dos critérios ganha nota de 0 a 2 pontos, somando um total de nota 10.

Quando o teste é realizado?
O teste de apgar é feito no primeiro minuto de vida do bebê e repetido no quinto minuto. No primeiro minuto, os médicos tem informação de como ocorreu a saída do útero para fora da barriga. Na segunda avaliação, o bebê está mais estável e o teste determina melhor as condições de nascimento.

Um bebê só é saudável se tem nota 10?
Não! Os recém nascidos com nota a partir de 8 são saudáveis. Isso significa que tiveram uma rápida e boa adaptação na transição do útero para fora e não passaram por qualquer dificuldade nessa adaptação. Os pequenos que recebem notas 6 ou 7, certamente apresentaram alguma asfixia leve. Já as entre 3 e 5 significam o acontecimento de uma asfixia mais moderada e de 0 a 3, um problema mais sério. Mas, é importante dizer que acontecem alterações no primeiro minuto que se estabilizam logo depois, melhorando a segunda nota. Se a segunda nota for baixa e o bebê apresentar pouca evolução nesses minutos, os médicos agem e monitoram aos 10 minutos, com um terceiro teste.

O teste de apgar fala sobre a saúde do bebê no futuro?
Fala sim. Quando, por exemplo, um bebê tem a nota muito baixa nos dois testes é preciso acompanhamento médico que entenda as causas dessas notas. Ou seja, elas podem significar que o bebê tem alguma dificuldade pulmonar, por exemplo.

Até a próxima!