Como cuidar dos seios para amamentação
Tomar alguns cuidados com os seios durante a gestação é super importante para o conforto da mulher, para a amamentação e – mais tarde – para a auto estima da mulher. O ideal mesmo é começar com os cuidados especiais tão logo você descubra a gravidez. Os objetivos principais são: reduzir possíveis dores e desconfortos com o crescimento dos seios, prepará-los para a fase de amamentação que nem sempre é fácil e evitar o aparecimento de estrias. Não esqueça que esse é um período em que tudo fica diferente: o tamanho dos seios, o peso, a sensibilidade.

Portanto, para passar por esse momento com mais segurança e conforto, fique de olho nessas dicas:

Contra dores e desconfortos
Especialmente depois do segundo trimestre de gravidez, os seios ficam mais pesados, inchados e sensíveis. Para aliviar esses sintomas, o melhor aliado é o sutiã de amamentação, que é feito para sustentar sem machucar (alivia até as costas), aliviar as dores e manter a mulher mais confortável.  Na hora de escolher os modelos de sutiã, prefira os que tem alças bem largas (e contribuem muito para a sustentação), sem ferro e que tenha ajuste nas costas. Além disso, preste atenção no sistema de abertura e fechamento. Ele precisa ser prático e fácil para a hora em que o bebê quiser mamar.
Uma boa dica é começar a usar a peça antes da amamentação, para se habituar com ela.

Preparando os seios para amamentar
> Tome sol nos mamilos, todos os dias, por 15 minutos, dentro do horário bom do sol (antes das 10 hs e depois das 16). Não deixe de passar filtro solar nos seios, tirando aréolas e mamilos. Esse pequeno (e gostoso) cuidado ajuda na prevenção de rachaduras nos mamilos e a tornar a pele mais resistente a fissuras durante a amamentação.

> Só use água para lavar os seios
A grávida deve evitar produtos de higiene, como sabonetes, pois retiram a hidratação natural dos mamilos, aumentado o risco de rachaduras nos mamilos;

> Deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível: é importante pois assim a pele fica mais íntegra e saudável, prevenindo fissuras e infecções fúngicas que podem surgir na amamentação.

> Massageie os seios
Todos os dias, 1 ou 2 vezes ao dia, a partir do 4º mês de gestação. A massagem contribui bastante para o mamilo ficar mais saliente,o que facilita muito a pega e a sucção do leite pelo bebê.
Segure o seio com as duas mãos, e faça pressão da base até ao mamilo, cerca de 5 vezes.

> Hidrate a pele
É a hidratação da pele que evitará o surgimento de estrias na região dos seios. Passe um bom creme para estrias nos seios, no mínimo 2 vezes por dia. Mas, olha: nada de mamilos e aréola. Eles devem ficar livres de qualquer produtos!

Com essas pequenas ações, você terá os seios bem cuidados, preparados para amamentar e lindos como sempre!