Cuidados com os tecidos das roupas

Os cuidados com o enxoval já começam na escolha, quando buscamos peças feitas com materiais próprios para os bebês, que não causem alergias e irritações e que deixem o pequeno confortável. Mas, além disso, é importante cuidar das peças no dia a dia, para que elas durem mais e sigam sendo gostosas de usar. Um descuido como uma uma lavagem com produtos errados, pode manchar e estragar o tecido.

Então, vamos saber um pouco mais:

Tecidos de algodão: são, sem qualquer dúvida, as melhores opções para a pele sensível do bebê, porque são confeccionado com fibras naturais, que impedem irritações. Além disso, outra forte vantagem desses tecidos é que eles são fáceis de higienizar: poder ser lavados na máquina em temperatura fria ou morna. Evite água quente porque algumas peças podem encolher.

Tecidos delicados: e aqui podemos incluir as peças com detalhes como pingentes, laços, pedrinhas, devem ser lavados à mão, com sabão neutro e água em temperatura ambiente.

Tecidos sintéticos como elastano e poliéster: são tecidos mais resistentes mas que mesmo assim, não devem ser lavados em água quente. Prefira os programas com água morna ou fria.

Tecidos de fibras regeneradas: nada de centrifugar as peças feitas em tecidos de fibras regeneradas, porque elas são mais delicadas e frágeis.

Independente do tecido, lavar as peças com cuidado é super importante para manter a qualidade e o conforto da criança. E para lavar bem e com cuidado, não tem muito segredo: é dissolver bem (bem, mesmo!!) o sabão na água (pode ser dentro de um balde ou no tanque) e colocar a peça só depois de bem diluído. Outro cuidado fundamental é não misturar peças coloridas com brancas para evitar manchas irrecuperáveis. Não esqueça que as peças coloridas podem manchar as demais (e isso acontece com frequência especialmente nas primeiras lavadas).
Para terminar, se o tecido for muito delicado, apenas aperte a peça para tirar o excesso de água e pendure sem centrifugar. Se der para centrifugar, faça isso e coloque no varal.

Ah! Criar o hábito de olhar as etiquetas das peças facilita bastante o dia a dia!