A fase da birra é insana, deixa mamães e papais sem saber como se comportar e, muitas vezes, causa um transtorno enorme. E afinal, como devemos conduzir esses momentos que nos deixam tão desconcertados e irritados? Separamos aqui algumas dicas de como lidar com a birra da criança, tornando essa fase menos complicada:  

Como lidar com a birra das crianças

1 – Ignore a birra.
Pode parecer um pouco desumano ignorar uma criança, mas no fundo no fundo, a ideia é ignorar a birra. Não responda à criança, não olhe para a criança, não brigue com ela de forma alguma. Nas primeiras birras esta atitude pode não demonstrar resultado, mas se você fizer várias vezes as birras vão acabar porque a criança vai perceber que não está surtindo efeito. Explique que toda vez que ela fizer birra você vai tomar uma atitude contrária para provar que não é legal o que ela faz.

2 – Mantenha a calma.
Sabemos o quanto é difícil manter a calma no meio de uma birra, mas vale muito a pena. Respire fundo, não eleve a voz, não ceda aos nervos, seja clara e dê o bom exemplo. Se a birra persistir abrace seu filho e acalme ele também.

3 – Não ameace com castigos e não troque por presentes.
Se ameaçar com algum castigo, você precisa cumprir. Uma criança tem de estar ciente das consequências que possam advir das suas ações, boas e más. Uma das estratégias mais utilizadas com as crianças que fazem birras é o “canto do castigo”. E nunca dê um presente na troca da birra. Isso será o seu fim!

4 – Converse muito.
Depois que a birra acabar, é importante conversar com a criança sobre aquilo que se passou. Mostrar o que estava certo e o que estava errado é o mais importante.

5 – Evite utilizar a força física com a criança.
Usar aforça só vai incendiar ainda mais a birra. Às vezes as birras podem ser causadas pelo cansaço, fome ou sono. Então tente identificar o problema e reconquiste a harmonia.

6 – Olhe com carinho para o seu filho que faz birra
Concentre-se no seu estado emocional e não nos momentos de birra.

Felizmente, esta fase é passageira! Daqui a pouco você vai rir dessas situações.