Especialmente as mamães de primeira viagem ficam um pouco receosas com o primeiro banho do bebê em casa. Super normal afinal, é um novo mundo repleto de novidades e ele é bem pequenininho e frágil. As mamães acham que podem machucá–lo ou que o neném pode escorregar se não segurarem direitinho.

Se você tem alguém que possa ajudá-la nesta hora, ótimo! Assim, você vai ganhando confiança aos poucos. Se não tem, o melhor é focar que este momento é uma troca cheia de carinho e afeto entre a mamãe e o bebê e, mãos à obra!

Dicas para o primeiro do bebê em casa

Dicas para o primeiro do bebê em casa

Com ajuda ou sem, prepare-se antes e fique tranquila que tudo vai dar certo!

O que você vai precisar para dar banho:

=> Cuide do ambiente: deixe o quarto ou o banheiro quentinho, sem correntes de ar;

=> Coloque uma musiquinha relaxante para o bebê e para você!

=> Deixe tudo separado do lado da banheira, principalmente uma toalha felpuda ou toalha fralda;

=> Garanta um banho quentinho: coloque água morna em quantidade suficiente para cobrir o bebê até os ombros, em uma temperatura média de 37 graus. Não precisa ser fervida ou filtrada, pode ser do chuveiro mesmo. Use um termômetro para se certificar;

=> Escolha os produtos certos: dê preferência aos produtos feitos para bebês ou neutros. Existem produtos que fazem o papel do sabonete e do shampoo ao mesmo tempo. Use esses no início para não ficar trocando de produto na hora do banho. Quando você estiver craque, use um sabonete e um shampoo;

=> Se estiver preocupada em deixar o bebê escorregar, use uma toalha fralda enrolada e comece o banho pela cabeça. Segure sempre o bebê pelo pescoço e o apoie no seu braço.

=> Os ouvidos merecem uma atenção: evite que a água entre. Segure a cabecinha do neném com uma das mãos, usando o dedo médio e o polegar para protegê-los.

Os primeiros banhos dão um pouco de insegurança mesmo, mas logo você estará ensinando suas amigas! Fique tranquila!

Bons momentos com o bebê e até a próxima, meninas!