Como limpar nariz de bebê?

Uma das tarefas que a gente mais faz com bebê é limpar nariz! E como todo mundo sabe, um recém nascido com o nariz entupido sofre (e os pais consequentemente!). Não conseguem dormir, mamar, fica ruim de respirar… Mas, existe sim uma forma de aliviar esse momento pra todos.
Muitas vezes não dá exatamente para desentupir o nariz do pequeno, mas sim para aliviar o impacto da congestão.

Se o bebê estiver só um pouco congestionado, você pode recorrer à limpeza do nariz usando somente soro fisiológico em abundância. O objetivo ao limpar o nariz é liberar a passagem de ar.
Para isso, você pode apostar nas versões em spray e em gotas. Mas, se o pequeno estiver muito congestionado e com a secreção mais grossa, o ideal é ter em casa o aspirador nasal (aquele em forma de pera). Assim, logo após lavar bem as narinas, aspira a secreção (porque ela amolece) com mais facilidade.

Na hora de fazer a limpeza do nariz, faça tudo com calma. Comece colocando o soro dentro do nariz e segure bem o bebê. Geralmente como a sensação não é das mais agradáveis, eles choram e se debatem. Depois da solução, pegue o aspirador nasal e aperte bem ele, até sair todo o ar e mantenha firmemente apertado para inserir no nariz. Deixe a ponta do aspirador bem dentro da narina (com cuidado e carinho) e solte a pressão pra que ele sugue a secreção. Limpe o aspirador e comece novamente na outra narina.

Uma informação importante é que não se deve repetir o processo mais de 3 vezes, sob o risco de machuca o nariz, irritando a mucosa. Ao terminar a limpeza, nunca esqueça de lavar bem o aspirador nasal, para os próximos usos.