Decorar um quarto pequeno para bebê pode parecer um desafio, mas o resultado pode ficar bonito, aconchegante e prático com algumas dicas simples. A chegada do bebê é um momento muito especial, e um quarto bem preparado faz toda a diferença no conforto dele e no cotidiano da casa.
Faça um planejamento!
A melhor estratégia começa com um bom planejamento e a utilização dos móveis certos. O segredo é garantir que o quarto terá espaço para você e o bebê e que ninguém — inclusive a porta — esbarrará em nada. Confira algumas dicas para aproveitar melhor os espaços e ganhar a sensação de amplitude mesmo em um quarto pequeno. Vamos lá?
Priorize as peças essenciais
Quando o assunto é decorar um quarto pequeno, menos é mais. O que é necessário no quarto de um recém-nascido? A resposta é baseada em quatro itens:
- um berço (se atente na hora da compra para escolher um modelo certificado pelo INMETRO e que estava dentro de todas as normas de segurança. Opte também por modelos que viram mini cama e podem ser aproveitados por mais tempo);
- uma cômoda;
O quarto de bebê também não precisa de armário. No início, você pode acomodar as roupinhas na cômoda que já servirá de trocador, e deixar esse item tão essencial pra depois conforme a criança cresce e tem mais coisas guardar.
Isso só não funciona se a família precisar acomodar outros itens dentro do quarto. Neste caso o melhor é optar por um armário pequeno e versátil:
Faça a distribuição correta dos móveis
Em um quarto de bebê tudo deve ser pensado para facilitar o uso no dia a dia, e por isso escolher e planejar bem a disposição dos móveis é essencial em um quarto pequeno.
A preocupação em aproveitar os espaços é tão grande, que muitas vezes caímos na armadilha de comprar móveis com tamanho exagerado, e esquecemos do principal, que é garantir que exista espaço para se movimentar e circular pelo ambiente.
Então, é muito importante escolher móveis com a medida adequada para o seu ambiente. Ao escolher a cômoda se certifique de que as gavetas vão abrir com facilidade. No caso da poltrona, tenha certeza de que será possível balançar no espaço definido, do contrário opte por um modelo fixo. E o mesmo serve para os demais itens, pense sempre na circulação.
Uma boa dica é investir em móveis multiuso, como berço acoplado na cômoda, estantes que servem de trocador e mesas com caixa para armazenagem.
Use a cor a seu favor
Cores claras e lisas nas paredes, apenas com alguma textura, valorizam a iluminação e dão a impressão de o quarto ser maior. Para aumentar o efeito, use papel de parede com estampas pequenas ou listras verticais: o efeito de “esticar” é o mesmo de uma roupa listrada.
Um espelho também pode ser usado para dar ilusão de mais profundidade, e caso queira um papel de parede mais chamativo e com estampa grande, opte por colocar em uma única parede. Mantendo as demais em tons claros.
Invista em prateleiras e nichos
Estantes ocupam muito espaço e podem ser difíceis de encaixar em um quarto pequeno já ocupado por outros móveis.
O segredo aqui é aproveitar as paredes, e instalar prateleiras e nichos de forma que fique fácil e prático o armazenamento e organização dos livros, bichinhos de pelúcia, brinquedos, porta-retratos, e até a televisão e o monitor de bebê.
Uma das prateleiras pode até vir com cabideiro para apoiar o porta fraldas, as roupas da próxima troca e até mesmo a mochila no futuro.
Mantenha só um foco na decoração
O segredo para decorar um quarto pequeno é não deixar ele cheio de coisas. Para isso, é preciso escolher poucos elementos e manter o foco neles.
Uma boa ideia, é definir qual peça será o centro das atenções, se será o berço, o papel de parede ou até mesmo um jogo de quadros, e a partir daí usar apenas itens que combinem com ele.
Decorar um quarto pequeno para bebê pode ser desafiador, mas seguindo essas dicas você terá um resultado lindo, funcional e aconchegante para o bebê dormir e para você cuidar dele.
Gostou? Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e novidades! Aproveite e confira também 5 estilos de decoração de quarto de bebê para você se inspirar. 😉
Dani ….Amei seu trabalho . Amei mais ainda poder aprender com vce sobre esse mundinho lindo da decoração ❤???? Obrigada
[…] um quarto pequeno não significa que o ambiente não possa ter um bom layout com os principais móveis e acessórios […]