Dicas para diminuir azia na gravidez

Um desconforto que incomoda muitas mulheres na gestação é azia, aquela sensação terrível de queimação. Mas, vamos por partes! A primeira informação importante é que a azia não é grave e NÃO, ela não tem nada a ver com a quantidade de cabelo do bebê.

A azia é causada pelas transformações hormonais que acontecem em nosso corpo durante a gravidez. À medida em que o útero cresce ele comprimi órgãos como estômago e intestino, tornando a digestão cada vez mais devagar. Assim, como o estômago está apertado, a comida acaba voltando para o esôfago, gerando a queimação.
Além disso, outro fator que causa a azia é o aumento de progesterona no organismo. Sabe por que! Porque a progesterona relaxa a válvula que fica entre estômago e esôfago. Com a válvula relaxada, acontece de os ácidos gástricos subirem para o esôfago.

Mas, calma que existem pequenas atitudes que ajudam a reduzir a azia, quer ver:

> Na refeição noturna, evite: alimentos pesados, fortemente temperados, frituras e alimentos gordurosos, café, vinagre, frutas cítricas, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

> Alimente-se de 3 em horas, em pequenas porções, sempre mastigando muito bem.

> Evite a ingestão de muito líquido com as refeições. O ideal é beber água meia hora antes de comer.

> Preste atenção nos dias que você tem azia e pense no que comeu. Faça testes para tentar identificar os alimentos que te geram esse desconforto.

> Outra dica importante é não deitar logo depois de comer. Se for imprescindível, eleve os travesseiros, para não ficar completamente deitada.  Dormir inclinada (quase sentada), contribui para que os ácidos fiquem no estômago e não subam para o esôfago.

Se o incômodo for exagerado, converse com seu médico!