Dicas para lavar a cabeça do bebê

Vocês chegaram em casa e agora começam os cuidados com vocês “sozinhos” com o pequeno e frágil bebê e a hora do banho sempre gera insegurança, especialmente por causa da cabeça (mais ainda onde tem a moleirinha aberta, né!) E pensando nesse momento, montamos esse post com dicas para lavar a cabeça do bebê:

Para começar, escolher bem os produtos é fundamental. Fale com o pediatra sobre o tema, escute sua opinião e tenha em casa sempre. Nesse primeiro momento, os bebês não precisam de condicionador então, você pode até apostar em um 2 em 1, desde que seja próprio para bebê.

Depois disso, o segundo ponto importante é como posicionar a criança para lavar a cabeça. Atenção nas dicas:

Apoie a cabeça da criança em uma das mãos – na palma na mão mesmo, inteira. Coloque seu dedo médio e o polegar atrás dos ouvidos, porque eles protegem da entrada de água. Com a outra mão, coloque um pouco de xampu na cabeça e comece a massagear bem lentamente a cabeça. O momento de enxaguar também requer cuidados: faça uma concha com a mão e jogue devagar a água na cabeça da criança, no sentido da testa para a nuca.

4) Termine o banho rapidamente e envolva o bebê em uma toalha macia, secando-o sem esfregar.

Após lavar a cabeça do bebê

A plantonista na unidade de internação do Hospital Infantil Sabara e da UPA do Einstein de Perdizes (SP) também recomenda algumas medidas das quais os pais ou cuidadores não devem abrir mão, logo após se lavar a cabeça do bebê.

  • Manter o bebê aquecido durante a lavagem da cabeça. “Essa é uma região de grande troca de calor, e seu filho passará frio se ficar com os cabelos molhados por muito tempo”, alerta  a Dra. Maria Júlia.
  • Colocar água na temperatura adequada (por volta dos 37-38 graus centígrados). O  termômetro de banheira, item que faz parte de qualquer lista de chá de bebê, pode ser útil para isso.
  • Evitar correntes de ar frio com portas e janelas abertas. Cuidado para não cair água dentro do ouvido da criança. Isso aumenta o risco de otite pois o conduto auditivo da criança é mais horizontalizado, o faz com que a água se retenha dentro do ouvidinho do bebê.
  • Em épocas de frio, deve-se lavar a cabeça do bebê em dias alternados. “Mas, se há crostas lácteas – aquelas casquinhas que descamam no couro cabeludo, esse cuidado deve ser diário, pois a transpiração agrava o quadro.”, completa a médica.