O que é um guarda roupa capsula?

O guarda roupa cápsula é um novo conceito que vem mudando o jeito de muitas mulheres se vestirem e consumirem roupas. A proposta nasceu de uma ideia de Caroline Rector, do blog Unfancy,  que estava sentindo necessidade de simplificar sua relação com as roupas e o armário. Por isso, Caroline começou sua tentativa de mudança reduzindo as peças, deixando o guarda roupas bem mais enxuto, com 30 peças para cada estação.

A proposta é que a cada 3 meses, você separe as peças mais versáteis (e que mais gosta, claro!!) para usar naquela estação. Todas as outras peças que você tem, podem ser doadas ou reformadas (o que é incrível também porque assim, você ganha novos looks gastando muito menos).

Uma boa dica para quem quer adotar a ideia do armário cápsula é começar desmontando todo o armário. Separe as peças entre as que você mais usa e menos usa. Depois disso, olhe para as que você mais usa e veja o que realmente é necessário e versátil. Então, faça o mesmo processo com as peças que você menos usa. Mas com um detalhe: se você realmente não usa, desapegue totalmente. Não fique com elas só por ficar!
Depois das 30 peças definidas, separe também 2 ou 3 vestidos e 3 casacos.

Mas, e os sapatos? Sim, também serve para os sapatos. Pense bem: quem é que PRECISA de mais do que 8 u 9 pares de sapatos? A resposta real para esta pergunta é: ninguém. E olha: por mais que pareça que você vai ficar “quase sem nada”, isso não é verdade. Em 30 peças,  9 sapatos e acessórios há muitos looks. Mas é importante escolher peças versáteis para isso. Ou seja, nem tudo pode se estampado porque já fica mais difícil de combinar.

A redução do número de peças no armário é super positiva. Com ela, entendemos e aprendemos que ninguém precisa de um closet cheio para ser feliz e estar estilosa e bem vestida, e aprendemos a não comprar no impulso (que gera uma suuper economia!) Já pensou em quanta coisa você já comprou sem precisar? Além disso, essa aposta tem outro propósito incrível: a gente perde menos tempo na frente do armário escolhendo o que usar e passa a se preocupar com o que realmente importa. Já pensou que delícia?