A maternidade é um momento marcante na vida pessoal de uma mulher, mas não é segredo que a vida profissional passa por transformações. Muitas empresas administradas de forma pouco empática não oferecem apoio para que suas funcionárias voltem a trabalhar após a gestação. Prova disso, é que, de acordo com pesquisa realizada pela FGV, 50% das mulheres entrevistadas que voltaram da licença maternidade, acabaram perdendo os seus empregos.

Como o mercado de trabalho não é receptivo para as mães, muitas mulheres passam a investir no empreendedorismo após a maternidade. Existem várias histórias de sucesso de mulheres que se saíram bem driblando obstáculos e abriram seu próprio negócio.

Neste texto, mostramos algumas dessas histórias de sucesso de mães empreendedoras para servir de inspiração para você, que passa por dificuldades profissionais após a maternidade. Confira!

1. Lisa Braun

Lisa percebeu que era raríssimo encontrar histórias de pessoas com seu perfil, mulheres e mães, bem-sucedidas no empreendedorismo. Isso não a desmotivou e ela decidiu investir na sua área: vendeu o carro, juntou dinheiro e abriu sua própria farmácia.

No início, ela tinha de fazer um pouco de tudo: de cuidar das finanças a colocar a mão na massa. E isso não foi um problema, se comparado à dificuldade de fazer as pessoas entenderem que não havia nenhum homem por trás de seu trabalho.

Ela conseguiu provar seu valor: sua pequena farmácia se transformou em uma fábrica de dermocosméticos. A Dermage tem hoje mais de 60 franquias e 300 produtos no portfólio. Para quem pensava que ser mãe e empreender era um problema, a filha de Lisa, Ilana Braun, é sócia e presidente da empresa.

2. Ana Maria Bastos

Ana Maria é uma dentista que se tornou mãe enquanto morava na Suíça. A maternidade fez surgirem em sua cabeça questionamentos relacionados ao papel dos adultos na criação e no desenvolvimento das crianças. E todas essas dúvidas se tornaram o pontapé inicial para que ela começasse a empreender.

Foi assim que surgiu a Descobrir Brincando. A empresa tem oficinas que promovem atividades e brincadeiras entre adultos e crianças de 0 a 3 anos. Essa interação é feita com brinquedos compatíveis para cada estágio do desenvolvimento infantil.

Além das oficinas, a Descobrir Brincando também oferece cursos de capacitação para educadores. Ana Maria afirma que a melhor parte de ser empreendedora é ter os horários mais flexíveis para aproveitar sua própria maternidade.

3. Dani Mataresi

Quando estava grávida de sua filha, Dani procurou pelos produtos do enxoval em várias lojas. Contudo, o resultado era sempre o mesmo: além de caros, os produtos pecavam também na qualidade.

Essa experiência serviu de inspiração para que ela fundasse a Lilibee. A marca fornece tudo para o quarto do bebê, bem como itens para gestantes, maternidade e primeira infância.

Dani fez questão de investir em atendimento humanizado, onde as futuras mamães contam com a ajuda de especialistas para encontrarem tudo que precisam num único lugar. Além disso, as peças podem ser personalizadas de acordo com o gosto da cliente e é até possível fazer projetos em 3D.

São coleções exclusivas, ambientes diferenciados em cada loja e mais de 3 mil produtos em linha. A empreendedora faz de tudo para oferecer às mães o atendimento que ela desejava ter recebido. Com isso, a Lilibee já conta com 4 lojas próprias, um e-commerce e está expandindo através de franquias.

Essas são apenas algumas das histórias de sucesso de mães que encontraram no empreendedorismo uma boa oportunidade para conciliar a maternidade e a vida profissional.

Inspire-se nelas: talvez a solução para suas dificuldades esteja também nesse formato. E lembre-se de que essas mulheres mostram que há, sim, espaço para as mães no mercado de trabalho!

Gostou do texto? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então continue sua visita pelo blog e saiba se investir em uma franquia pode ser uma boa ideia para mães. Boa leitura!