O número de mães que viram empresárias tem aumentado muito, inclusive por ser uma ótima opção para passar mais tempo com os filhos. Mães empreendedoras logo descobrem que ter filhos e abrir um negócio têm bastante em comum: envolvem riscos, exigem muito tempo e esforço e são atividades apaixonantes. Só que a vida ficaria mais fácil com uma ajuda de pessoas em situação semelhante.

Uma boa notícia é que existem projetos de apoio para quem quer conciliar maternidade e negócios. Neste texto você vai conhecer 6 deles.

1. B2Mamy

B2Mamy é uma aceleradora de negócios com o objetivo de selecionar mães empreendedoras de alto impacto e conectá-las a outras empreendedoras e ao ecossistema de startups.​ Realiza cursos de aceleração, promove congressos, tem um clube para divulgar produtos e oferece um programa de mentoria. O trabalho já apareceu várias vezes na grande imprensa, como no Estadão e na Globonews.

2. Mães Empreendedoras

Mães Empreendedoras é um blog com dicas e ideias de negócios para apoiar e capacitar mães empresárias. Também oferece um curso para quem quer começar o próprio negócio e um e-book gratuito de ideais para dar início a um empreendimento. O site também conta com uma agência de marketing digital para a empresária que quiser assistência profissional na produção de conteúdo em redes sociais.

3. Rede Mães Empreendedoras

Rede Mães Empreendedoras é um um coletivo de mulheres e mães que empreendem no Mato Grosso em diversos setores da economia. Buscam debater ações, estimular novas ideias em grupo, fomentar parcerias e ampliar negócios e lucros. Apresenta-se como espaço virtual de trocas de ideias e conhecimentos e, portanto, está disponível para empresárias de todo o Brasil. Também realiza muitas oficinas e palestras em Cuiabá.

4. Maternativa

Maternativa diz reunir uma rede de 22.000 mães e organizar encontros gratuitos para as empreendedoras, com foco em networking e formação para negócios. Idealizadora da campanha #compredasmaes, a startup oferece um espaço de compra e venda exclusivo para mães. Também realiza cursos e oficinas pagos.

5. Mompreneurs

Mompreneurs é um blog da revista americana Entrepreneur voltado para as mães empreendedoras. Oferece textos de histórias reais de sucesso e dicas de empresárias experientes. O jornalismo do site descobriu, por exemplo, 8 casos reais de negócios em que as sócias são mãe e filha.

6. Work It, Mom

Work It, Mom é um site simpático com vários recursos para a vida de mães empreendedoras, nem todos voltados para os negócios. Oferece receitas, dicas para organizar o trabalho, arrumar a casa, formas de aumentar a produtividade e orientações para achar motivação e inspiração para reduzir o stress e enfrentar problemas.

Mães empreendedoras são uma tendência crescente à medida que mais mulheres escolhem largar o emprego para se dedicar a um projeto que as realize e permita passar mais tempo com as crianças. Muitas mães alcançam grande sucesso nos negócios e podem compartilhar lições e ajudar outras mulheres a chegarem lá.

Se você curtiu este texto sobre mães empreendedoras, deixe um comentário neste post com sua dica para quem está começando ou com uma pergunta que você gostaria de fazer para quem já é uma “mãe de negócios”.