Cada vez mais mulheres brasileiras tomam a decisão de montar um negócio. Dados do Sebrae mostram que o número de empresárias subiu 34% em 14 anos, chegando a 7,9 milhões de empreendedoras em 2014. Além disso, as mulheres já ocupam mais de 40% dos cargos de gerência nas micro e pequenas empresas.

Se você também acha que já chegou a hora de montar seu próprio negócio, confira aqui 5 dicas para começar a empreender.

1. Analise o mercado antes de montar um negócio

A chave de todo negócio de sucesso está nos clientes. Comece seus planos identificando qual necessidade a sua empresa vai satisfazer e como. Em seguida, descubra quais serão os seus principais concorrentes e o que eles fazem para atrair seus consumidores e o quanto cobram. Nessa análise, você também vai verificar se o mercado em que pretende apostar está em alta ou em baixa.

2. Escolha uma área que desperte seu interesse

É muito mais difícil trabalhar em um mercado que consideramos aborrecido ou vender um produto no qual não acreditamos. Se você não gosta de fast food, por exemplo, não é uma boa ideia abrir uma franquia de lanchonete.

Já se você se encantou em montar o quarto do seu filho, trabalhar na área de decoração infantil pode trazer muita satisfação. A área de atuação do seu negócio deve despertar sua curiosidade e a vontade de fazer com capricho. Melhor ainda se for um produto que você usa ou compraria.

3. Faça networking com outras mães empreendedoras

Nada melhor do que conversar com pessoas em situação similar à nossa para aprender com os erros e acertos dos outros.

Conversando com outras mães empreendedoras, você pode tirar dúvidas sobre os procedimentos burocráticos para abrir uma empresa, achar um contador de confiança, como obter crédito, se vai abrir vaga em algum espaço comercial que você pode alugar, etc. Elas também podem contar como conciliam negócios e maternidade.

4. Monte uma equipe

Um dos erros mais comuns da empresária de primeira viagem é tentar fazer tudo sozinha. Não dá certo. As tarefas são muitas e você vai ficar sobrecarregada, ou a empresa não vai decolar.

Por isso, delegue tarefas para pessoas de confiança e identifique quem pode ajudar com setores específicos, como marketing, montar um site, ou atividades administrativas.

5. Organize sua agenda

Como o dia não vai ter mais de 24 horas só porque você decidiu montar um negócio, é preciso fazer o tempo render mais com o uso rigoroso da agenda.

Reserve tempo para as atividades do trabalho e busque planejar seu dia da forma mais eficiente, agregando as tarefas semelhantes. Por exemplo, se sua atividade envolve visitar clientes em casa, busque agendar as visitas no mesmo período do dia, para fazer menos deslocamentos. Assim, sobra mais tempo para curtir a família e levar os filhos à escola e outras atividades, por exemplo.

Montar um negócio dá muito trabalho, mas pode render satisfação pessoal e dinheiro. Além disso, conciliar empreendedorismo e maternidade é possível e muito gratificante!

Se você achou este artigo útil, pode estar pensando em abrir uma franquia. Então leia agora mesmo sobre como investir em franquias pode ser uma boa alternativa para mães.