Quem tem bebês em casa sabe que uma das maiores preocupações dos pais é manter a segurança dos pequenos e garantir o bem-estar deles. Para isso, alguns cuidados são essenciais, especialmente com a escolha dos itens do enxoval e com o planejamento do quarto de bebê.

Acompanhe o artigo a seguir e conheça algumas das principais dicas de segurança para quarto de bebê, saiba como escolher melhor a mobília e muito mais. Confira!

Use almofada de amamentação

A almofada de amamentação é um item muito versátil porque, além de deixar o bebê mais confortável, traz comodidade à mãe, reduzindo a tensão muscular nos braços, pescoço, ombros e coluna. Essa almofada também pode ser usada depois de amamentar para evitar engasgos, pois permite que a cabeça do bebê fique mais elevada, reduzindo o refluxo.

Além disso, a almofada de amamentação também pode prevenir quedas, especialmente nas mamadas durante a noite e madrugadas, caso a mãe cochile. Isso acontece porque ela traz mais segurança ao dar apoio e sustentação para o bebê.

segurança no quarto do bebê almofada de amamentação

Tenha um mosquiteiro

Nos dias de hoje, o mosquiteiro é considerado um item indispensável devido à quantidade de doenças transmitidas pelos mosquitos. Assim, os pais terão muito mais tranquilidade em saber que a criança está protegida contra picadas de insetos e terá noites de sono mais seguras e tranquilas.

Use tapetes fáceis de limpar

Os tapetes completam o visual do quarto de bebê, deixam o ambiente mais aconchegante, ajudam a decorá-lo e, mais do que isso, amortecem as quedas dos pequenos que estão dando os primeiros passos. No entanto, é preciso estar atento ao material do tapete, porque alguns acumulam muita poeira e ácaros, podendo provocar alergias e problemas respiratórios.

Uma boa opção de tapetes infantis são os de PVC, que, além de serem de fácil limpeza e antialérgicos, são interativos e ajudam no desenvolvimento infantil. Existe uma grande variedade de estampas e com certeza alguma combinará melhor com a decoração do quarto do seu filho.

segurança no quarto de bebê tapetes

Verifique o enxoval de berço

Na hora de escolher os lençóis e os protetores de berço, opte por peças confeccionadas em 100% algodão, pois elas reduzem os riscos de irritações e alergias na pele sensível do bebê. No caso dos protetores, eles são importantes para a segurança, porque evitam que o bebê bata a cabeça ou que coloque as mãos e os pés nos vãos entre as grades. Dessa forma, eles devem estar bem presos ao berço para garantir a proteção adequada.

E por falar em berço e segurança, devemos dar uma atenção especial aos brinquedos, almofadas e objetos soltos que colocamos dentro dele para decorar e entreter o bebê. O ideal é cuidar para não deixar nada solto dentro do berço e que ofereça perigo, que possa machucar ou sufocar a criança.

segurança no quarto de bebê - kit berço

Escolha móveis adequados

Quando fizer o planejamento do quarto de bebê, fique atento aos detalhes da mobília: o material deve ser firme, a tinta usada precisa ser atóxica — alguns bebês mordem os móveis na fase em que os dentes começam a nascer — e os cantos da mobília sempre arredondados, livres de arestas e de rebarbas.

Além disso, antes de adquirir o berço, é importante verificar se ele tem a certificação do INMETRO. Os berços devidamente certificados passaram por inúmeros testes de segurança e por avaliações criteriosas para serem aprovados. Por isso, fique de olho antes de comprar!

Coloque grades nas janelas

Instalar grades ou redes de proteção nas janelas é fundamental para evitar acidentes. Os bebês e as crianças costumam ser muito curiosos e, por isso, as janelas despertam muito interesse e oferecem riscos. Portanto, não abra mão de colocá-las não só no quarto do bebê mas também em todas as outras janelas da casa.

Viu só? Seguindo essas dicas práticas e simples, é possível garantir a segurança e o conforto no quarto de bebê. Dessa forma, os pais ficam muito mais tranquilos e as crianças crescem em um ambiente mais seguro e protegido.

Gostou do artigo? Agora, que tal conhecer 7 dicas para escolher o papel de parede ideal para o quarto do bebê? Aproveite e boa leitura!