O que é uma doula e qual seu papel no parto

As doulas ganharam espaço nos últimos anos e hoje já é comum ouvir falar sobre essas profissionais tão cuidadosas.
A doula é a pessoa que durante a gestação cuida de uma espécie de “pré-natal emocional”. Isso significa ouvir a futura mamãe, conversar e explicar sobre as transformações no corpo e como nosso organismo se prepara para a chegada do bebê, além de falar sobre parto e pós-parto. Geralmente a doula participa de tudo o que se refere a essa fase da mulher: enxoval, escolha do obstetra, da maternidade, do pediatra… Claro que é fundamental frisar que o papel do doula não substitui o papel do médico!

A participação da doula é de tanta entrega que quando a mulher entra em trabalho de parto, a doula é a primeira pessoa a ser acionada, a fim de acompanhar todos os próximos passos. Quanto a fase ativa do parto começa, a doula vai para perto da gestante e fica junto até acabar o procedimento. Durante todo o processo do parto (evolução, contrações, etc), a doula vai explicando para os pais o que está acontecendo, dando apoio emocional e físico, orientando, ajudando com a respiração… é um papel ativo e de muita importância. É como se ela ficasse o tempo todo nos “bastidores do parto” de maneira ativa.
Depois que o bebê nasce, é ela quem incentiva o contato pele a pele e a amamentação na primeira hora, ela quem fala sobre puerpério e ajuda com os primeiros movimentos do bebê. Normalmente, o papel da doula termina depois do bebê nascer, quando ela vai embora e os pais ficam na maternidade. Mas, muitas profissionais também acompanham os primeiros dias das mães, ficando disponíveis para dúvidas.

O que a doula não faz é realizar procedimentos médicos ou medicar uma cliente. Todo o restante, desde aliviar as dores das contrações, até ajudar a mulher a se alimentar e se precisar, vestir o bebê, estão dentro do papel da doula.  Ou seja, é quem dá apoio contínuo durante a gestação e o trabalho de parto!