O quarto unicórnio é delicado e cheio de sonhos… Para uma menina alegre, de imaginação pura e apaixonada por unicórnios!

Este projeto foi desenvolvido para a pequena crescer feliz e independente. Seguindo essa premissa, a proposta foi criar um quarto montessoriano, metodologia de ensino criada pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. Que propõe que o espaço da criança seja feito para ela e não para os adultos.

Por isso, o ambiente é totalmente feito para a menina poder explorar o ambiente sem a ajuda dos pais, com uma cama baixa, para que ela possa descer e subir sozinha e brinquedos posicionados a sua altura.  Além disso, esse quarto tem um diferencial:  bastante espaço livre para que ela possa criar brincadeiras sem obstáculos! E para não deixá-la no chão colocamos tapetes para aquecer e deixar o lugar aconchegante.

Cama montessoriana com formato de casinha

A cama montessoriana de MDF, com acabamento em madeira pinus, é a sensação do espaço. Ela conta com uma estrutura segura para que a menina possa brincar e os pais possam ficar tranquilos! Bem baixa e com um formato de casinha, o móvel deixa o espaço mais divertido e aconchegante para a pequena.

Quarto Unicórnio Montessoriano

Enxoval personalizado para menina

Cada detalhe do quarto foi escolhido para complementar o tema principal: unicórnio. A roupa de cama, confeccionada em tecido 100% algodão segue o padrão de cores que permeia todo o ambiente, com estampa delicada e personalizada. As almofadas descoladas deixam a cama cheia de personalidade, já que uma delas está estampada à frase Girls Just Wanna Have Fun, na qual reforça o estímulo da decoração do quarto unicórnio, que é para a garota se divertir.

Quarto Unicórnio Montessoriano - enxoval

Papel de parede e tapete

Para criar a atmosfera desejada para o quarto unicórnio, alinhamos dois papéis de parede: o Papel de Parede Folhas Invertidas ao lado do Papel de Parede Gaivotas Coloridas. A combinação deles trouxe harmonia com os demais elementos presentes no quarto e reforça a questão delicada que propusemos desde o início para o ambiente.

O tapete vai além da sua função principal, ele é interativo e divertido, proporcionando muitos momentos de brincadeira para a pequena. Ele preenche o espaço com charme e praticidade, já que seu material é de PVC – o que impede que ele se mova bruscamente e a criança sofra algum acidente, além de muito fácil de higienizar.

Quarto Unicórnio Montessoriano - papel de parede

Quarto Unicórnio com decor montessori

Aqui conseguimos unir o ambiente de dormir com o de brincar. O segredo foi dispor os móveis e objetos para que eles mesmos façam essa separação. Neste caso, a pequena cozinha, feita de MDF com acabamento em pintura laqueada atóxica, ficou acomodada no final da cama, juntamente com o tapete, que permite que a menina brinque e interaja bastante com suas coisas, mas que ao deitar, ela não seja perturbada ou distraída com elementos ao lado da cama.

As prateleiras, de MDF, abrigam os itens da decoração do ambiente. O bichinho de pelúcia de unicórnio, que reforça o tema principal do espaço, a luminária de arco-íris e as caixinhas personalizadas criaram harmonia, delicadeza e personalidade para o quarto.

Quarto Unicórnio Montessoriano - decoração

O pufe de crochê é uma ótima alternativa para um quarto montessoriano, já que ele tem uma forma e uma função. Ele decora e deixa o espaço ainda mais aconchegante, mas também serve de apoio: ótima opção para a mamãe sentar e ler uma história para sua filha ou mesmo para a menina durante as suas brincadeiras.

Veja o quarto completo na nossa galeria!